Calendário

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Qual dos lados?

Hoje vi um pouco de um comentário sobre o processo judicial em Dover, para a inclusão ou não do ensino do Design Inteligente como teoria alternativa à da Evolução. A resolução do caso centrou-se na intenção da direcção da escola em introduzir um conteúdo religioso com aspecto científico, o que não é permitido pela constituição americana.
Se tivesse de escolher um lado, não seria óbvio. Os do design inteligente acenam com as convicções em que eu acredito. Os contra o design inteligente bateram-se pela aplicação da constituição (embora tenha passado a ideia simultânea de que com a ciência derrotaram a fé). Penso que um cristão comprometido tem de ser por ambos os sentidos, mas acima de tudo, tem de ser fiel a Deus. Neste caso em particular, os do Design Inteligente estiveram na disposição de mentir em tribunal para levar avante os seus propósitos, e com isso foram derrotados. Com qual dos lados mais de identifica o cristão?

sábado, 28 de novembro de 2009

Palestra sobre Alienação

É já no sábado, dia 28 de Novembro às 16:00 na igreja, a palestra do Manuel Rainho sobre "Alienação". Apareçam!

sábado, 21 de novembro de 2009

Uno mas - estudos de Tiagos

Este sábado, dia 21 às 21:00, temos reunião de jovens na igreja. Continuamos com os estudos sobre a carta de Tiago. É o Tiago Franco a dar o estudo sobre o capítulo 4.

Até lá

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Palestra sobre Alienação

No dia 28 de Novembro, sábado, às 16:00, teremos mais uma palestra que a UMB oferece. O tema será Alienação, e será proferida pelo Manuel Rainho, que é assessor do GBU e professor no STB. Marquem nas agendas e venham.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O efeito particular das missões em África

Há uns tempos, saiu um artigo no The Times que deu que falar. Era o testemunho de um senhor, Matthew Parris, que sendo convictamente ateu, achava sinceramente que o povo africano precisava de Deus. Que o que acontecia às pessoas depois de entrarem em contacto com missionários cristãos provocava-lhes um efeito de regeneração, de mudança de vida e de perspectiva, a que nenhuma ajuda humanitária podia comparar-se.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Reunião de amanhã

Amanhã, sábado, às 21:00, continuamos com os estudos bíblicos sobre a Carta de Tiago. É o Marcos Garcia a dirigir.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mais uma próxima reunião

Depois de um sábado sem reunião, fiquem a saber que continuaremos com os estudos bíblicos sobre Tiago no próxima sábado, dia 31 de Outubro às 21:00 na igreja. A Rita vai dar o estudo, por isso apareçam.

domingo, 25 de outubro de 2009

um pouco de piada não faz mal a ninguém!

Aqui vai um site bastante engraçado, dedicado a "explorar" as vertentes das igrejas baptistas que nos tornam algo carismáticos.
Está sem inglês, fora isso Enjoy!

http://stuffchristianslike.net/2009/03/500-lists/

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pessoas privilegiadas

Não sei se já pensaram nisto, mas as pessoas da ciência são privilegiadas por poderem conhecer em detalhe a criação de Deus. É que vem em Romanos (Romanos 1:20) que os atributos de Deus são conhecidos através da Sua Criação. Isto não pode ser dito de ânimo leve, porque o percurso estudantil e profissional de uma pessoa de ciência será sempre pautado pela pressão das teorias materialistas ateístas, o que dificulta muito o exercício de encontrar Deus na natureza. É uma batalha espiritual dura que vale a pena ser travada, conforme podem testemunhar vários cristãos cientistas. A recompensa é conhecer a fundo o quão perfeita, funcional e surpreendente, é a natureza, à luz da convicção de que há um Criador criativo que lhe deu origem e a sustenta.
Por outro lado, também aqueles que estudam a alma humana são pessoas abençoadas. O nosso interior, tão misterioso e de difícil acesso (dizem os psicanalistas que é feito de três patamares, e um deles monta guarda fronteiriça) também revela os atributos de Deus. Encontra-se, também em Romanos (Romanos 2:14-15), que a lei de Deus está escrita nos nossos corações, pelo que a nossa consciência e os nossos pensamentos acusam-nos ou defendem-nos conforme as nossas obras vão contra ou a favor da lei de Deus. Conhecendo o nosso interior, ficamos também a conhecer um pouco de Deus.
E em ambas as áreas, o respectivo conhecimento proporciona muito boas oportunidades de servir outras pessoas e ajudá-las a superar alguns problemas. O mandamente de amar a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos, prevalece. Isto simplesmente para dizer que, para aqueles que venham a seguir as ciências, naturais ou humanas, serão pessoas muito privilegiadas.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Reunião de amanhã

Amanha, sábado, dia 17 de Outubro de 2009 às 21:00, teremos mais uma reunião de jovens. O Zé orientará um estudo bíblico sobre a carta de Tiago.

Apareçam.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Próxima reunião

Olá malta espero que estejam com pica para a próxima reunião:) Será a segunda parte do estudo da carta de Tiago. Pra podermos estar mais preparados vamos ler a partir do capítulo 1 verso 19 até ao fim do segundo capítulo. Serão bons momentos de meditação neste pedaço da Palavra de Deus.
Tenham uma boa semana e boas leituras.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cadernos de oração

Acrescentar a escrita ao nosso tempo de oração é uma prática que pode revelar-se extremamente frutífera. Por vezes tornamos a oração tão espiritualizada, tão pouco física. Torna-se um acto meramente verbal – para os que falam aquilo que oram – se não mesmo mental, no caso dos que oram em silêncio. Dar-lhe um aspecto mais físico pode ajudar-nos a perceber melhor a realidade da oração.

É daqui que nasce a ideia singela do caderno de oração, manufacturado com papel, caneta e agrafos. Obviamente, o que o enriquecerá verdadeiramente é aquilo que lá for escrito. Pode servir para muitas coisas. Por exemplo, para apontar aqueles motivos de oração que acabamos por nos esquecer, ou para relembrar aquilo que nos levava a orar há uns meses atrás, ou para agradecer a Deus pelas Suas respostas à nossa oração. Claro que a criatividade e o desenrascanço de cada um tornarão cada caderno uma experiência muito pessoal e personalizada.

Deixo aqui o esquema que usámos para estruturar os nossos cadernos. São um ponto de partida, mas cada pode fazer da forma que achar mais correcta.

Capa
Dá o aspecto exterior. Deve ser decorada ao gosto do dono do caderno. Deve indicar claramente que se trata de um caderno de oração e a quem pertence.

Advertência
Serve para afugentar olhares indiscretos, porque este caderno deve ser mantido com a privacidade de um diário. Escrevemos aqui aquilo que achamos que um invasor deveria ouvir.

Dedicatória de outro para mim
Alguém deixa nesta página uma dedicatória ao proprietário do caderno. Claro que a dedicatória estará mais no tom da coisa se for sobre oração.

Dedicatória de mim para mim
Escrita a nós mesmos, àquela pessoa que nós imaginamos que somos, à pessoa que seremos daqui a uns tempos.

Oração por pessoas
Secção onde colocamos assuntos de oração por pessoas, pelas suas vidas. É uma boa forma de perceber quem são as pessoas realmente importantes para nós. Se o forem, com certeza oraremos por elas.

Oração por assuntos
Oração por assuntos. Podem ser projectos pessoais, sonhos, dificuldades, bênçãos, dúvidas, orientações, etc. Assuntos de oração, nunca faltarão.

Oração respondida
Para escrever aqui casos em que as nossas orações foram respondidas. É um auxiliar de memória, que nos ajudará a não perder o discernimento. É também um espaço de louvor e gratidão, pelo que devemos tentar usar palavras bonitas e simpáticas.

Orações diferentes
Toca a ficar criativos no momento de oração. Palavras em formatos menos habituais, ou desenhos, ou outra coisa qualquer, adereçados a Deus. Experimentem escrever um salmo vosso, por exemplo.

Conclusão
Se sentirem que a experiência de acrescentar escrita à oração vos desenvolveu de alguma forma, concluam isso mesmo escrevendo aqui.

domingo, 11 de outubro de 2009


No Sábado 10 de Outubro a reunião foi sobre prácticas de oração. O produto final foi um caderno de oração, no qual podemos listar alguns compromissos desta temática.




Na impossibilidade de nos reunirmos no nosso quartel-general na IBMG, optou-se por fazer a reunião num posto de comando avançado na Quinta da Sapinha.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Reunião de amanhã

Amanhã, sábado, 21:00, teremos mais uma reunião de jovens. O assunto será a oração. Haverá trabalhos manuais. Apareçam.

domingo, 4 de outubro de 2009

Sabedoria Oriental - "Pois decidi nada saber..." report

Ontem tivémos a nossa palestra sobre religiões orientais. O Pedro Barbosa partilhou connosco um pouco daquilo que ele tem recebido nos seus estudos de mestrado em História das Religiões, particularmente sobre a religião budista, que se tem expandido muito entre os portugueses. Aparentemente, os mestres budistas oferecem o tempo e a dedicação aos problemas das pessoas que os cristãos não estão habituados a dar. No entanto, foi curioso foi encontrar vários paralelismos entre a doutrina budista e a doutrina cristã, e através de várias passagens bíblicas, estudámos algumas delas.

Infelizmente, o tempo para perguntas e comentários não teve a duração que todos nós desejaríamos, pelo que o pastor Pedro Barbosa permitiu que deixássemos o seu mail aqui no blog para quem quiser dar continuadade à palestra, agora virtualmente. É o pedrobarbosamail@gmail.com.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sabedoria Oriental - "Pois decidi nada saber..."



É amanhã a palestra do pastor Pedro Barbosa sobre as religiões orientais.
Amanhã, sábado, 3 de Outubro, às 18:00, no salão de culto da igreja. Apareçam, e tragam curiosidade e perguntas.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ainda do filme

Aqui ficam as perguntas feitas este Sábado, quando vimos o filme Toki Wo Kakeru Shoujo.

1. Identifica-te com a Makoto em três aspectos (se isso te for possível!)


2. Usemos duas frases emprestadas, uma ao filme, outra a um velhinho famoso:

“O tempo não espera por ninguém”, in quadro de giz do laboratório da escola da Makoto.

“We have no more beginnings”, de George Steiner

Pensa em alguns dos teus sucessos e insucessos à luz destas duas frases.


3. As viagens no tempo que Makoto faz, relembram-te de alguma oração que já fizeste a Deus? Quem saiu favorecido? Tu? Outra pessoa? Deus?

Desvio da reunião

A reunião do próximo sábado será desviada para a palestra que a UMB oferece à igreja mais quem quiser vir. Como tal, a palestra será no Sábado, dia 3 de Outubro, começa às 18:00 e estimamos que acabe às 19:30. Será o pastor Pedro Barbosa, da Igreja Baptista do Estoril e professor no Seminário Teológico Baptista, a falar sobre o tema das Religiões Orientais na nossa sociedade. Haverá espaço para perguntas e comentários no fim.

domingo, 27 de setembro de 2009

Ateísmo- uma perspectiva demasiado racional

Na minha óptica a racionalização da fé é uma espada de dois gumes. Se por um lado é saudável e natural que os cristãos sintam a sua fé como um todo irracional e, lá está, racional, fazendo muitas vezes uso desta última perspectiva para alcançar não-crentes, por outro lado o pensamento lógico é utilizado como maior arma do ateísmo de hoje em dia.
1- É um facto que o ateísmo ganha terreno. Os media, por exemplo, dão muita atenção a argumentos que rejeitem religião. Podemos assistir a isso na maior cobertura que exíste por parte da comunicação-social aos partidos políticos de esquerda, apoiantes em muitos casos de medidas que vão contra os princípios bíblicos que são, essencialmente, os defendidos pelo cristão. A essência do ateísmo é, basicamente, não acreditar em nada que seja inconveniente aos nossos ouvidos. Claro que não acreditar forçosamente em nada é mais suspeito do que acreditar em alguma coisa, mas a posição dos nossos amigos ateus é, convenhamos, de mais leve aceitação. Embora Jesus nos possa carregar os fardos, numa vida cristã existem lutas e regras, e as lutas não podem ser vencidas violando as regras estabelecidas. Coisa que um ateu, por exemplo, teria o prazer de fazer. Nada mais comum hoje em dia do que, por exemplo, denegrir a imagem de um colega de trabalho para conseguir o seu posto.
2 - É um facto que os argumentos do ateísmo são lógicos à luz das novas teorias científicas que hoje são quase impostas às crianças nas escolas (um tema que talvez ainda aborde numa outra oportunidade). Mas também devemos ter em conta que muitas dessas teorias não são ainda leis, e, como tal, não deviam ser ensinadas como não havendo "outras teorias credíveis para a origem do universo", por exemplo, e citando aqui um livro escolar meu. Os métodos ateus são agressivos e, muitas vezes, demagógicos. Com os media do seu lado é difícil encontrar contra-argumentos, mas eles existem. Para a questão do evolucionismo existe um palestrante excelente e bastante acessível ( na medida em que quem quiser eu empresto o dvd) e que já passou pela Marinha Grande, O Adauto Lourenço.
3 - É e deve ser um facto que a maioria dos cristãos se recusam a pactuar com o ateísmo e a criar assim "teorias a meio-termo", que são híbridos entre a fé cristã e as crenças ateístas. Uma sondagem nos EUA, por exemplo, demonstrou que a população estaria mais reticente em eleger um presidente ateu do que negro, judeu ou de etnia árabe. Isto deve ser uma imagem de força para nós.
Num mundo pós-moderno a lógica é sempre relativa. Os nossos argumentos lógicos têm menos valor até que os dos outros, porque a visão ateísta do mundo é imposta a todos os cidadão à nascença. Resta-nos procurar a parte emocional das pessoas, que tem um grande buraco no meio. Sem Jesus, a vida não é completa, e isso é válido para qualquer era em que vivamos.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Conversões à maioria

Muitas vezes, sob o argumento da racionalidade, agimos em função de uma maioria, ou de um grupo de pessoas que exerce uma forte influência (consciente ou inconscientemente). Todos nos revemos em comportamentos que a dada altura, serviram para nos livrar do juízo de uma maioria que nos era próxima. No entanto, considero injusto que o monopólio desta forma de estar fique entregue às pessoas que crêem em Deus. Rapidamente um cristão é associado à imagem de uma ovelha acrítica que segue um rebanho mal orientado, mas raramente vestimos este estereótipo a uma pessoa de crença ateia. Talvez seja porque a posição ateia rejeita associar-se a qualquer tipo de crença, mas será que isto é mesmo possível? De igual modo, também ninguém considera que a crença em Deus possa ser o destino de um percurso marcado pelo pensamento racional.
Este artigo, Why I Believe Again (original e tentativa de tradução), é um testemunho de alguém que passou por uma experiência de conversão ao ateísmo (como que na estrada para Damasco, em alusão ao encontro do apóstolo Paulo com Jesus Cristo em Actos 9), mas que lentamente regressou à crença em Deus, por a sua racionalidade não lhe mostrar outro caminho possível. Espero que este artigo a ajude despir a roupa interior estereotipada sobre os temas da fé e da razão que jaz sob as roupas exteriores estereotipadas que já todos conhecemos (este sim, é o striptease saudável).

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Descontrair com filme

Depois de na semana passada termos olhado para o primeiro capítulo da Carta de Tiago, esta semana descontraímos. A próxima reunião é Sábado às 21:00 na igreja. Vamos ver um filme chamado Toki Wo Kakeru Shoujo (porque não dar uma pausa a Hollywood de vez em quando?), e, se sobrar tempo, fazer algumas perguntas com base no filme.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Queremos uma fé viva

Os jovens da Igreja Evangélica Baptista da Marinha Grande estão empolgados com o inicio das reuniões ao sábado à noite, com elas chega a partilha, a oração, o convívio e os estudos bíblicos que esperamos serem momentos ricos de aprendizagem com a palavra de Deus.
Começaremos já esta semana com o estudo da carta de Tiago, será o primeiro de três dedicados a esta epístola.
A carta de Tiago é voltada para questões mais práticas da fé cristã, o crente deve colocar a sua fé ao serviço do próximo, caso contrário essa fé é morta ( Tiago 2:26), deve ser um exemplo de humildade, na forma como olha as pessoas, sem parcialidade, contido na fala, sem orgulho. Entre outros estes são alguns dos temas abordados por Tiago nesta carta de grande valor para a vida das igrejas de Cristo.
Cremos que a Bíblia é suficiente para nos ensinar a viver de acordo com a vontade de Deus e o único sítio onde essa vontade está expressa, por isso damos especial importância ao seu estudo.
Até sábado então.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Estudo 1 de carta de Tiago

A próxima reunião será um estudo bíblico do capítulo 1 da carta de Tiago. Como tal, a Rita Magalhães, que vai conduzir o estudo, pede que os participantes leiam este capítulo em casa e tirem algumas notas, para chegarem à reunião melhor preparados.

A reunião será na igreja às 21:00 este sábado.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O amor dos rituais

Frequentemente ouço a crítica ao ritualismo e às repetições que se fazem na igreja. Vêm principalmente das pessoas mais novas, e das pessoas que cresceram envolvidas numa grande carga de tradição religiosa. Curiosamente, é uma crítica que vem não só de pessoas dentro da igreja, como fora dela. É inegável que nos insensibilizamos aos falar e ouvir palavras que não são sentidas, fazer gestos que não percebemos realmente, cumprir formalismos com os quais não identificamos. Esse é o caminho que leva a um ritualismo vazio, sem sentimento ou significado, e que ao longo das gerações, ganha o nome de tradição. No entanto, isto não invalida o valor de algo que é feito repetidas vezes.
Sempre me foi ensinado que, na parábola do filho pródigo, o pai esperava por ele todos os dias, de tal forma que quando o filho finalmente regressou a casa, foi o pai o primeiro a vê-lo e a recebê-lo. Penso que não é abuso chamar a esta espera diária e repetitiva de ritual. Todos os dias, ir a um ligar de boa visibilidade, e esperar. Suponho que houvesse dias em que não tinha muita vontade. Depois de tantas vezes, o sentimento já não devia ser bem o mesmo. No entanto, independentemente do sentimento, houve uma perseverança mais profunda que o levou a não desistir do gesto de esperar para um dia voltar a ver o filho, e isso tornou a recepção tão especial, antes da festa propriamente dita começar.
Claro que o problema não está no ritual ou na tradição propriamente dita. Normalmente, na sua génese, estão cheios de significado. Cabe a quem os pratica procurar o significado e adaptá-lo aos nossos dias. O amor aproxima-se mais da perseverança de um ritual do que da flutuação da espontaneidade.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Mostr'e'Conta de férias

A próxima reunião será no sábado às 21:00 na igreja. Vamos fazer um Mostr'e'Conta de férias. Será uma partilha sobre coisas que nos marcaram durante as férias, com recurso a objectos ou outros meios que ajudem a transmitir a ideia. É uma boa oportunidade para puxar pela cabeça e fazer balanços, relembrar algumas experiências ou até revigorar algumas decisões tomadas durante o Verão. Aproveitemo-la.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Justificar a existência

É sempre bom saber responder sobre o porquê de fazermos aquilo que fazermos. Justificar a existência deste blog é igualmente pertinente. Ontem, como o calendário indica, apresentámos este blog no culto de aniversário da igreja. Neste post, repetimos a ideia da apresentação.
Hoje em dia, vivemos repartidos em dois mundos: o real, dos átomos e moléculas, no qual respiramos e nos movemos, onde assumimos a nossa forma corpórea, e o virtual, feito de informação, texto, som e imagens codificados por zeros e uns. A tendência crescente tem sido a de o mundo virtual levar cada vez mais do nosso tempo, do pensamento, e até da nossa confiança. Nele comunicamos, aprendemos, divertimo-nos, trabalhamos. Os cristãos sempre têm vivido no mundo real. É nele que pensam na altura de evangelizar, de obedecer à Palavra de Deus ou de viver comunitariamente. No entanto, a internet está irrevogavelmente aí, não vale a pena gastar energias a tentar perceber se é boa ou má. É daquelas coisas que Marcos 7:15 não nos deixa. Cabe aos cristãos procurar formas de existir também no espaço virtual segundo a Palavra de Deus, com toda a fé que o advento da internet não foi nada que Deus não soubesse já desde o início dos tempos, e que a Sua Palavra foi-nos revelada com consciência de que estaríamos aqui e agora a ler este texto codificado por zeros e uns.
Os blogs têm sido nos últimos anos uma prova de que, na internet, também há espaço para proclamação do Evangelho, para uma prática ética e para a experiência de comunidade cristã. Singelamente, com recurso ao blog, os jovens da Igreja Evangélica Baptista da Marinha Grande dão agora a sua entrada neste mundo.

sábado, 8 de agosto de 2009

Depósito de ideias

Temos reuniões semanalmente, nas quais fazemos actividades. Deixem por escrito no mail algo que gostariam mesmo de fazer nas nossas reuniões. Actividades, iniciativas, estudos sobre um tema, não se prendam às rotinas e cantem-nos qualquer coisa nova.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ao primeiro dia

Ao primeiro dia depois do retiro na Quinta da Sapinha, já nasce o blog da UMB. Este será o cantinho na internet dos jovens da Igreja Evangélica Baptista da Marinha Grande. Sejam bem-vindos os visitantes. Instalem-se confortavelmente.