Calendário

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Justificar a existência

É sempre bom saber responder sobre o porquê de fazermos aquilo que fazermos. Justificar a existência deste blog é igualmente pertinente. Ontem, como o calendário indica, apresentámos este blog no culto de aniversário da igreja. Neste post, repetimos a ideia da apresentação.
Hoje em dia, vivemos repartidos em dois mundos: o real, dos átomos e moléculas, no qual respiramos e nos movemos, onde assumimos a nossa forma corpórea, e o virtual, feito de informação, texto, som e imagens codificados por zeros e uns. A tendência crescente tem sido a de o mundo virtual levar cada vez mais do nosso tempo, do pensamento, e até da nossa confiança. Nele comunicamos, aprendemos, divertimo-nos, trabalhamos. Os cristãos sempre têm vivido no mundo real. É nele que pensam na altura de evangelizar, de obedecer à Palavra de Deus ou de viver comunitariamente. No entanto, a internet está irrevogavelmente aí, não vale a pena gastar energias a tentar perceber se é boa ou má. É daquelas coisas que Marcos 7:15 não nos deixa. Cabe aos cristãos procurar formas de existir também no espaço virtual segundo a Palavra de Deus, com toda a fé que o advento da internet não foi nada que Deus não soubesse já desde o início dos tempos, e que a Sua Palavra foi-nos revelada com consciência de que estaríamos aqui e agora a ler este texto codificado por zeros e uns.
Os blogs têm sido nos últimos anos uma prova de que, na internet, também há espaço para proclamação do Evangelho, para uma prática ética e para a experiência de comunidade cristã. Singelamente, com recurso ao blog, os jovens da Igreja Evangélica Baptista da Marinha Grande dão agora a sua entrada neste mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário