Calendário

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Um grande acontecimento

La nota de cumplimiento aparece primero con Juan el Bautista. Su mensage es: "Arrepentíos, porque el reino de los cielos se ha acercado". El mismo es un profeta en quien se está cumpliendo la profecía de Isaías 40:3: es la "voz del que clama en el desierto: Preparad el camino del Señor, enderezad sus veredas". Es, en efecto, el precursor mesiánico cuyo ministerio Marcos describe como "principio del Evangelio de Jesucristo" (Mr. 1:1), precisamento porque Juan el Bautista es el primero en anunciar que Dios está a punto de actuar, para salvación y juicio, por medio de "Uno que viene" (Mt. 3:7-12; Lc. 3:16-18) El está en el límite entre la era da la promessa y la era del cumplimiento: "La ley y los profetas eran hasta Juam; desde entonces el reino de Dios es anunciado..." (Lc. 16:16).
El Evangelio Hoy, Carlos Rene Padilla, 1975.

É nisto que eu creio, que num espaço de trinta e poucos anos tudo se resolveu. Penso que hoje não há nada que se compare a isto. O teaser do filme dos Transformers saiu um ano antes da estreia do filme, mas repito, nada que se compare a isto. Um povo, geração sobre geração, à espera do cumprimento de uma promessa. Ou seja, que milhões de pessoas viveram afectados pela pergunta "será que eu vou poder assistir ao cumprimento da promessa?", e que na hora da morte, só puderam esperar que talvez os seus filhos tivessem essa sorte. E não estamos aqui a falar apenas do maior e melhor espectáculo do Universo, mas da chegada da única resposta possível aos problemas e perguntas do Homem.
Há cometas que visitam a nossa galáxia de milhares em milhares de anos, mas a vida, morte e ressurreição de Jesus só aconteceram e só acontecerão dessa única vez, numa victória num só acto por xeque-mate, com consequências sobre toda a história. Quando João Baptista começou o seu ministério, sugerindo fortemente que as expectativas antigas estariam para se cumprir naquela geração de pessoas, só consigo imaginar que alguma sensação especial invadisse o coração das pessoas, que nem animais à espera do primeiro abanão de um terremoto.
Nós, os de hoje e desde há um tempo para cá, não tivémos o privilégio de assistir ao "limite entre a era da promessa e a era do cumprimento". Ao lermos a Bíblia, lemos o relato do que já aconteceu e podemos saltar as páginas, não temos de esperar. A imagem que me vem à mente é que nos resta contruir um filme. O enredo é rígido e vem escrito na Bíblia. O tom, o cenário e os personagens, vão sendo enriquecidos à medida que lemos a Bíblia e reparamos nos pormenores; quando Jesus nos fala e finalmente nos reconhecemos neste leproso, naquela prostituta ou no outro fariseu; quando acrescentamos dados históricos, através de livros, filmes, etc., e percebemos quem eram aquelas pessoas e aquela cultura, e percebemos que podíamos ser nós na nossa cultura; que tudo o Jesus disse, fez e é, continua a fazer todo o sentido. Em todo este processo, acredito que o guionista é o criativo Espírito Santo, que nos redime a atenção, os gostos, a inteligência.

2 comentários:

  1. Os cotas podem comentar? Se sim, então digo que este post merece ser lido e que é fixe encontrar um blog dos jovens (moços e moças) da Marinha.

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedro!

    Obrigado pelo comentário. Penso que ninguém levanta objecções a que pessoas de idades maiores intervenham neste espaço, principalmente se for para deixar palavras de sabedoria. Os posts são domínio exclusivo dos jovens, mas os comentários são para toda a gente! Penso que esta é uma boa forma de se ser comunidade na internet sem ser alienado na internet.

    Já agora, neste post, acho que usei palavras muito parecidas com palavras tuas num post do Small Church (ou era do Rua da Escola?), sobre a vitória de Cristo ser por xeque-mate. A ilustração ficou-me. Hi hi.

    ResponderEliminar