Calendário

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Rocha

Há em muitos cristãos um vazio na sua orientação sobre a ecologia e o cuidado da Criação, ou então, um espaço preenchido por teologia superficial e simplista ("para quê preservar a Natureza, se é para irmos todos para o Céu, enquanto tudo o resto fica para arder?"). Levanto a questão, ao apresentar o livro que relata os primeiros dias d'A Rocha, uma associação cristã de defesa do ambiente.
O livro fala de todo o processo em que o casal Peter (o autor do livro) e Miranda Harris sentem-se chamados por Deus para começar um trabalho de observação de pássaros na Ria do Alvor, ultrapassando diversas dificuldades e dúvidas, até aos dias de hoje, em que a Rocha está a trabalhar em vários países. Peter debate-se durante todo o livro (ou seja, na sua vida, desde que a ideia surgiu até pô-la em prática) com a plausibilidade de uma associação cristã dedicar-se a algo aparentemente tão pouco importante como observar, contar e anilhar pássaros. Nas suas reflexões, em que a Bíblia é o lugar onde as respostas foram procuradas, foi encontrando as indicações para acreditar naquele trabalho, sendo confirmado pelos frutos produzidos e pela forma como as dificuldades materiais foram sendo ultrapassadas. As barreiras culturais, dos ingleses que vêm preservar a natureza para o rectângulo mais turístico de Portugal, também ocupam uma parte significativa do livro.
A forma que A Rocha tomou foi a de uma família hospitaleira, em que o afecto pela Natureza reúne pessoas em acções de conservação ambiental, criando o espaço para o testemunho cristão e a partilha do Evangelho, sendo uma influência para os habitantes da Cruzinha, e uma forma efectiva de cuidar da Criação. Este livro uma inspiração para nos lembrar que o Evangelho também transforma a nossa relação com Criação.

Sem comentários:

Enviar um comentário