Calendário

domingo, 9 de maio de 2010

Cinema e a Fé Cristã



Recentemente li este livro, cujo título está mal traduzido. O original chama-se Hollywood Worldviews, ou seja, as cosmovisões de Hollywood. E é disso mesmo que o livro trata. Aborda as diferentes formas de pensamento presentes nos filmes, que inevitavelmente nos são transmitidas. Há capítulos dedicados ao existencialismo, aos pós-modernismo e a outras cosmovisões, mas também a imagens e conceitos cristãos que são apresentados nos filmes de Hollywood. Antes, é apresentada a estrutura que se repete em todas as histórias: o caminho de redenção de um herói. De acordo com a cosmovisão do argumentista, assim será atingida a redenção.

Penso que este livro também é útil porque reflecte sobre a importância de não sermos “anorécticos culturais” nem “glutões culturais”. Não podemos fechar-nos à cultura que nos rodeia. Não podemos absorver a cultura que nos rodeia. Temos de interagir com a cultura com discernimento, sabendo filtrá-la, sabendo falar dela, e sabendo desfrutar dela. Esta ideia é defendida pelo autor e, pareceu-me, parece fazer muito sentido.

Na reunião de ontem, fizemos um pouco disso mesmo a ver o 3:10 to Yuma. Com base neste filme - a história de um cowboy que escolta um bandido até à prisão, enquanto é constantemente seduzido por subornos para abdicar da sua tarefa – falámos sobre tentação, medo, imagem, e outros assuntos. Foi edificante para nós, enquanto comparámos a ficção do filme com as nossas vidas e com passagens bíblicas. Em termos culturais, foi uma dieta equilibrada.

Se alguém quiser ler o livro, eu empresto.

Sem comentários:

Enviar um comentário